Universitário

Rotina: veja 10 dicas para conciliar trabalho, estudos e vida social

18 de abril de 2019
Avatar

author:

Rotina: veja 10 dicas para conciliar trabalho, estudos e vida social

De casa pra faculdade, da faculdade pro trabalho, do trabalho pra casa. Rolê? Sem tempo, irmão. Quando a rotina é pesada, fica difícil dar conta de tudo e ainda sobrar tempo pra sair. E quando a gente sai, fica aquela sensação de que deveria estar fazendo outra coisa. Quem nunca?

Mas fica aqui comigo, vou tentar te ajudar a diminuir um pouquinho essa mentalidade de correria. Segue aqui algumas dicas de como conciliar os estudos, trabalho e vida social. Vamos lá?

1) Conheça suas motivações

O gif contém uma mulher loira falando "Let's do it"
“Vamos fazer isso.”

É importante que você saiba o porquê está fazendo as coisas no seu dia a dia. Mas não vale respostas simples, tipo “tô estudando pra pegar um diploma” ou “trabalhando pra ganhar dinheiro”.

Pense no que a sua formação ou o que as aulas que você está tendo vão te ajudar. E também o que você quer fazer com o dinheiro que está ganhando com o trabalho. Pode ser desde ter um pouco mais de conforto ou até fazer aquela viagem que você sempre sonhou. Tenho certeza que você tem bons motivos para encarar a rotina, então faça essa reflexão!

2) Saiba o que o seu corpo precisa

O gif contém um homem falando "I need to sleep"
“Eu preciso dormir.”

Essa parte é importante porque está relacionada a necessidades básicas do nosso corpo, como dormir e se alimentar. Pense nos seus hábitos diários e como eles impactam no seu dia a dia.

Tá sentindo muito sono durante o dia? Talvez você precise se planejar para dormir um pouco mais. Tá se sentindo indisposto para realizar algumas tarefas? Tente fazer mudanças na sua alimentação, isso pode ajudar muito!

3) Estabeleça uma rotina básica

Nem todo mundo, inclusive eu, consegue estabelecer completamente uma rotina do tipo “6:00 eu acordo, 6:15 já tomei o café e tô saindo de casa”. Mas é legal listar os principais horários e atividades do seu dia para fazer o básico bem feito.

O gif contém uma cena do desenho Mogli
Somente o necessário 🙂

Com isso, você vai sentir uma sensação de progresso ao longo do dia e se sentir mais disposto para completar as outras tarefas. Veja quais são as suas prioridades e tente cumpri-las com a máxima eficiência!

4) Equilíbrio: não se cobre tanto, mas mantenha uma constância

O gif contém uma mulher torcendo por alguém falando "Continue indo"
“Continue indo!”

Seguindo o que falamos na dica anterior, não dá pra abraçar o mundo em 24h. Fala sério, é muito difícil cumprir tudo com perfeição e você não precisa se cobrar por isso. É aquela velha história: melhor feito do que perfeito.

Mantenha uma constância nas atividades mais importantes do seu dia e se dê o luxo de errar uma coisinha ou outra. O mais importante é você se manter ativo, assim sempre estará mais perto de fazer tudo o que precisa.

5) Aprenda a lidar com as pequenas frustrações

O gif contém um homem falando "Lide com isso"
“Lide com isso”

Sempre tem aquela frustração que parece acabar com o dia, não é mesmo? Tipo chegar atrasado no trabalho ou perder a chamada da aula por algo que você não pôde controlar (trânsito, transporte público, etc). Mas você não pode deixar isso te afetar, senão vira uma bola de neve e piora tudo. Tente manter a calma e pensar em tudo que você conseguiu cumprir até o momento.

6) Converse com as pessoas sobre a sua rotina

O gif contém o desenho de um senhor de idade falando "Chef, posso falar com você?"
“Chefe, posso falar com você?”

Muitas vezes nossos sentimentos são relacionados às outras pessoas. Nossos chefes e professores podem facilmente se tornar nossos inimigos imaginários ou maiores aliados. O melhor jeito de trazer pessoas pro nosso lado é conversando com elas e sendo sincero. Conte para essas pessoas tudo o que você faz e a chance delas te ajudarem será muito maior. Garanto que dá certo!

7) Permita-se quebrar a rotina de vez em quando

Até agora falamos bastante sobre trabalho e estudos, mas vamos falar de vida social. O melhor jeito de encontrar um equilíbrio entre seus compromissos e vida social é se permitindo, de vez em quando, quebrar a rotina. Uma hora ou outra, você vai ficar saturado com o tanto de obrigações que tem na sua semana, isso é mais do que normal.

O gif contém uma mulher cansada da rotina falando "eu preciso de uma pausa"
“Preciso de uma pausa”

A partir daí, você tem dois caminhos: ou você se isola para tentar cumprir 100% das tarefas – o que pode acarretar alguns problemas como burnout – ou você se dá um tempo para relaxar e fazer alguma coisa com seus amigos, contatinhos e família. Essa quebra na rotina pode ser tudo o que você precisa para recarregar suas energias e encarar o dia seguinte de frente!

8) Tenha pequenos momentos de prazer entre suas obrigações

Você pode usar o seu tempo no caminho entre uma obrigação e outra – geralmente no trânsito ou transporte público – para relaxar nem que for só um pouquinho.

O gif contém 2 irmãs Kardashians no metrô comemorando: "Uhul! O metrô"
“Uhul! O metrô!”

Tô falando de coisas simples, como escutar uma playlist que você gosta, jogar algum joguinho de celular, ler, dar match no Poppin (oi?), se atualizar nos grupos de Whatsapp, assistir um Netflix ou até dar aquele cochilo básico. Parece bobo, mas esses pequenos prazeres nos ajudam a passar o tempo e revigoram nossa cabeça!

9) Separe um tempo para pensar no que você fez durante o dia

O gif contém um homem cantando com as palavras: "Tenho que dizer que foi um bom dia"
“Tenho que dizer que foi um bom dia”

Depois de um dia cansativo, o que a gente mais quer é chegar em casa e capotar na cama. Mas tem um exercício bem legal para não deixar a rotina te engolir, que é pensar em tudo que você fez no seu dia. Desse jeito, você vai perceber todo o seu progresso e valorizar as pequenas conquistas. Tenho certeza que isso, inclusive, vai te ajudar a dormir melhor!

10) Acorde e mentalize como será seu dia

O gif contém o desenho de uma menina falando "Estou pronta para o dia"
“Estou pronta para o dia”

Outro bom exercício pode ser feito logo que você acordar no dia seguinte. Visualize o que você precisa fazer de importante e se imagine cumprindo essas atividades com sucesso. Você vai se sentir bem logo no começo do dia e vai querer repetir essas sensações. Imaginou? Maravilha, agora você tá pronto para encarar de frente tudo o que precisar!

Curtiu as dicas? Se você seguir tudo certinho, ainda dá tempo de sair com um contatinho do Poppin, hein? E se não seguir, também dá! Bora dar match? 😜  

DÊ MATCH AGORA
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *