Universitário

8 dicas para salvar o fim de semestre

30 de novembro de 2018

author:

8 dicas para salvar o fim de semestre

Não precisa falar nada, eu conheço bem essa sensação de fim de semestre. Você achou que tava tudo tranquilo, afinal faltava mais de um mês pra semana de provas ou aquela entrega final de trabalho.

Mas o fato é que aconteceu. De novo. Vamos falar a verdade, você, assim como eu, já esteve nessa situação antes, certo? O lado bom é que a gente sabe que nem tudo está perdido. Então sem enrolação, vamos à lista de coisas que podem te ajudar nesse momento difícil.

1. Não fique se lamentando

menino deitando na mesa porque estava desapontado

Apesar de eu odiar essa frase, ela cabe muito bem pra essas horas: aceita que dói menos.

Tô ligado que, provavelmente, sua cabeça tem uma lista de coisas que você podia ter feito melhor durante o semestre. Esquece isso. Até porque você vai precisar de espaço pros próximos passos.

2. Liste todas suas pendências

fred flintstone contando algo nos dedos

Essa parte é dolorosa, mas necessária. Você vai lembrar de uma coisa, que vai puxar outra coisa e aumentar sua lista gradativamente. Mas calma. Respira, lembre da primeira dica e continue.

É importante listar tudo que você precisa fazer pra ter noção do que é mais importante e urgente. Melhor um problema que você conhece de cabo a rabo, não?

3. Quebre as tarefas em partes e priorize

cena do filme edward mãos de tesoura

Você já sabe tudo o que tem que fazer, mas não tem como fazer tudo de uma vez. E algumas tarefas são mais urgentes do que outras, então pra que sofrer por antecedência?

Comece separando as tarefas por data de entrega e tamanho. É pra amanhã? Priorize essa tarefa. É muito grande e vai levar um tempo pra fazer? Também dê uma prioridade e tente quebrar essa tarefa em algumas. Assim você vai deixando tudo mais tangível e fica mais fácil de colocar em prática!

4. Consiga informações relevantes

um homem abre a porta de casa e o outro já chega o abraçando

Esse talvez seja o “pulo do gato” do processo todo. Por que eu não coloquei esse passo logo no início, então? Porque ele é mais efetivo uma vez que você já priorizou algumas tarefas e vai ser repetido enquanto o resto tá rolando!

Consiga informações relevantes sobre as tarefas que são sua prioridade. É uma prova? Veja se algum veterano sabe do estilo de prova do professor ou uma questão que sempre cai. Ou então estude pela lista de exercícios, caso tenha uma. Com certeza vão cair questões parecidas!

O fato é que sempre tem alguém que já passou pelo que você está passando agora. Aproveite e pegue essas dicas valiosas pra direcionar ainda mais os seus estudos. Além de garantir algumas questões, você vai se sentir mais motivado para começar.

5. Estude focado

 

gato lendo um livro e virando uma página

Você já sabe o que é prioridade e já tem uma ideia boa do básico que precisa fazer pra mandar bem. Então faça o básico da melhor maneira possível!

Se você fizer isso, terá chances maiores de conseguir estudar o resto da matéria com mais eficiência. Se não der tempo de estudar tudo, pelo menos vai conseguir aqueles pontinhos que podem salvar o semestre.

6. Fique longe do celular por um tempo

homem bravo jogando o celular na parede

Durante o período de estudos, evite distrações num geral. E o celular é o mestre em te distrair com aquela notificação de mensagem, né? Então tente ficar longe dele por um tempinho.

Se precisar de uma calculadora, tente não usar a do celular, pois sabemos que as chances de você parar em um vídeo aleatório de cachorros fofinhos no Facebook são altíssimas!

7. Tente dormir bem

homem comemorando por poder dormir e deitando logo em seguida

Eu sei que esse aqui é pedir um pouco demais. Mas realmente tente dormir bem ou pelo menos cochilar, principalmente antes de provas. Segundo um estudo feito pela Duke-NUS Medical School, isso faz toda diferença pra sua performance!

Mas pra você conseguir cumprir essa etapa, cuidado com os cafés e energéticos. Sabemos que eles são bons amigos na hora de estudar, mas podem prejudicar seu sono!

8. Não quebre nenhuma corrente!

mulher digitando no celular e arrumando o cabelo

Não dê espaço pro azar. Se você ver a Capivara dos brothers, não deixe de passar pros 10 brothers, às vezes é isso que vai salvar seu semestre!

Confesso que eu quebrei algumas e o resultado não foi dos melhores. Mas semestre que vem juro que não vou dar mole, inclusive já peço desculpas adiantado para os meus amigos por isso.

E aí, preparado pra salvar o semestre? Depois conta pra gente se essas dicas te ajudaram ou mande pra gente o que te ajudou a passar por essa barra!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *