Relacionamento

Ghosting: o término silencioso e inesperado

9 de abril de 2019
Avatar

author:

Ghosting: o término silencioso e inesperado

Você já esteve envolvido com alguém que, inicialmente, era super presente, te dava toda atenção do mundo e, do nada, sumiu sem dar nenhuma satisfação? Caso a resposta seja sim, você já viveu uma situação de ghosting.

Esse termo vem do inglês e, tentando traduzir para o português claro, quer dizer “se fazer de fantasma”. Ou seja, a pessoa desaparece e finge que essa relação nunca existiu. Sem despedidas, sem explicações, cortando todo tipo de contato.

O gif contém um casal jantando, quando a mulher veste uma roupa de fantasma e sai da mesa sem falar nada para representar o ghosting.

E apesar do termo ghosting ter ganhado destaque nos últimos anos, ele é tão antigo quanto aquele “não é você, sou eu”. Eu, inclusive, considero o ghosting como a versão silenciosa – e piorada – dos términos que usam essa desculpa.

Por que ghosting é pior?

Eu faço essa comparação porque ambos são bem genéricos e deixam várias dúvidas nas nossas cabeças. Não dá para saber exatamente o significado do que aconteceu e essa falta de clareza pode te deixar maluco.

Mas logicamente, não receber nenhuma satisfação é muito pior do que ouvir um clichê de término. O agravante do ghosting é justamente a falta de um ponto final na história.

O gif contém o Howie D, dos Backstreet Boys, perguntando "Tell me why"?
Como dizem os Backsteet Boys: “Me diz por quê?”

O mais difícil é o vazio que fica para você preencher, não com suas ideias normais, mas com as ideias de alguém que acabou de tomar um soco na autoestima. A gente se pergunta “O que eu fiz de errado?”, “será que eu não sou bom o suficiente?” e fica tentando encontrar as respostas.

O fato é que ghosting é o jeito mais egoísta de terminar uma relação, porque é muito mais fácil para “quem some”. E é justamente por essa razão que ele acontece bem mais do que deveria nos dias de hoje. Enquanto isso, quem fica sofre com a falta de respostas e consequências na autoestima.

O que leva ao ghosting?

Não é de hoje que as pessoas têm dificuldade de lidar com seus próprios sentimentos. E o que já é difícil dentro da nossa cabeça, é pior quando você tem que explicar para outra pessoa.

Some isso ao fato que essa pessoa vai ter uma reação, provavelmente ruim, ao que você acabou de falar. Para quem é ruim em lidar com seus próprios sentimentos, é desesperador ter que lidar com os sentimentos de outras pessoas que são atribuídos a você.

O gif contém uma mulher falando "confronto evitado"
“Confronto: evitado”

O ghosting é uma tentativa covarde de fugir do confronto para não passar por momentos desconfortáveis. O que é uma pena, pois são esses momentos que trazem o amadurecimento pessoal e das nossas relações.

Mas, convenhamos, é bem mais fácil e confortável ignorar nossos problemas. Ainda mais em uma época em que as relações humanas estão mais frias, com menos contato pessoal.

Quem pratica o ghosting pode até sentir culpa de ignorar alguém, mas vai dar um jeito de fugir disso também. Contanto que não tenha que enfrentar nenhuma pressão externa, como o contato com amigos e familiares do seu ex, tá tudo certo.

Pra fechar

Muitas vezes, não dizer nada é dizer muito mais sobre quem você é. E ghosting é isso, ele diz muito mais sobre quem foge do confronto. É uma pessoa que, além de não estar preparada para viver um relacionamento, também não está preparada para admitir sua condição.

E para quem já esteve do outro lado e sofreu com uma situação dessas, considere-se sortudo (a) por se livrar de alguém assim. Além disso, você provavelmente teve que lidar com alguns pensamentos ruins e conseguiu passar por essa barra, o que já te torna uma pessoa melhor.

Agora, se você já praticou o ghosting ou está prestes a fazer isso, reflita no que falamos nesse texto e tente lidar melhor com o que você sente. Daqui pra frente, tenha mais responsabilidade emocional com as pessoas que você se relaciona e jogue limpo com elas. Se faltarem palavras, você pode até usar o clichê “não é você, sou eu”. Garanto que é menos pior.

Você já conhece o Poppin? Mas olha lá, hein, só pode baixar se você não for fazer ghosting com ninguém no app! 😉

BAIXE O POPPIN
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *