Relacionamento

15 sinais da linguagem corporal para saber se o date está sendo bom (ou não!)

17 de julho de 2019
Convidado

author:

15 sinais da linguagem corporal para saber se o date está sendo bom (ou não!)

A linguagem corporal (ou comunicação não verbal) não é exatamente uma ciência exata, mas é uma área de estudo do comportamento humano e pode ser a sua salvação em um date – e até mesmo em uma entrevista de emprego.

Ao interagir com outras pessoas, nosso corpo emite sinais – gestos! – sobrancelhas arcadas, pequenos tremores nos lábios, braços cruzados, olhar cabisbaixo, falta de contato visual ou olhar fixo. São tantas variações em tão pouco tempo que é comum não perceber a “cara” que estamos fazendo. Mas a outra pessoa percebe, mesmo que não saiba dizer o porquê, ela vai reagir aos seus gestos se sentindo mais confortável ou mais tensa, dependendo das emoções envolvidas. 

O gif contém um casal deitado a beira da piscina dando risada e balançando as pernas.

A cultura na qual uma pessoa nasceu e foi criada vai dizer muito sobre seus gestos. Em países árabes, é comum que homens andem de mãos dadas e isso não significa necessariamente que são um casal. Já em outras culturas, como nos países escandinavos, se você sair por aí comprimentando as pessoas com beijos e abraços será identificado como estrangeiro  – ou no pior dos casos um ET.

Mesmo que a cultura determine muito nossa forma de agir, a linguagem corporal parece trabalhar com elementos universais. Quando uma pessoa demonstra raiva, essa “cara de raiva” pode ser percebida assim aqui ou em outros lugares do mundo. Há certos gestos que apontam para esta característica universal. Mas não podemos afirmar que sempre será assim, afinal os atores (os melhores) conseguem simular e disfarçar muito bem suas emoções. 

E disso se trata, a linguagem corporal é o idioma das nossas emoções. Quando você aprende a decifrar as suas emoções está treinando para decifrar as emoções das outras pessoas também. 

Então, como saber se o date está dando certo, se a pessoa está à vontade e quer continuar a passar mais tempo com você?

Saiba também: o que faz as pessoas sentirem ou perderem o interesse em alguém durante um encontro.

Confira 15 dicas de linguagem corporal pode em dates

Braços cruzados

Linguagem corporal: O gif contém Rachel, personagem da série Friends, cruzando os braços.

Se os braços estão cruzados, acenda o sinal vermelho. Cruzar os braços significa que estamos nos protegendo da outra pessoa. É uma postura que guarda nossa região vital, o troco do corpo. A pessoa está se sentindo ameaçada. Para reverter, conte uma piada boba, faça algo engraçado, deixe o clima mais suave e alegre. Mostre que você não é uma ameaça. Você não é uma ameaça, não é mesmo?

Falta de contato visual

O gif contem um homem e uma mulher evitando olhar um para o outro.

Na linguagem corporal, quando uma pessoa não consegue olhar para o nosso rosto ou para os nossos olhos ela também demonstra que está se sentindo intimidade, mas não necessariamente que está se protegendo de você. A pessoa pode ser tímida.

A melhor forma de destravar a pessoa e fazer com que ela olhe para você é mostrando que você também se sente vulnerável às vezes. Conte (de maneira engraçada) alguma lembrança sua sobre quando esqueceu de tirar a calça do pijama e foi comprar pão assim mesmo. Demonstrar empatia costuma funcionar. 

Tagarela

Linguagem corporal: O gif contém uma boneca falando muito, enquanto um homem se mostra incomodado numa mesa.

Se a pessoa não para de falar, nem respira e parece não se importar com a sua opinião, entenda: é uma pessoa que se sente solitária. E aí quando tem uma oportunidade de falar, vai falar. Isso não é necessariamente ruim, a pessoa se sentiu à vontade e está se expressando.

Agora, veja se ela tem a mesma reação com outras pessoas. Se ela também conversa assim com o garçom provavelmente a sua presença não faz muita diferença… e neste caso vale a pena se perguntar se vale a pena continuar com o monólogo. Antes de desistir, tome o seu turno no diálogo. Se a pessoa voltar a falar sem usar como gancho o que você falou, então ela realmente não está interessada em ouvir você. Fuja para as montanhas! 

Silêncio absoluto

O gif mostra uma mulher e um homem num momento de silêncio desconfortável.
(silêncio estranho)

A pessoa sabe falar, mas não fala. Neste caso, você precisa combinar o silêncio com outros gestos. Ela olha para você? Ela evita virar na sua direção? Ela dormiu bem na noite anterior? O papo está agradável? Você está falando só de você? Mostrou interesse no que ela tem a dizer? O silêncio absoluto pode ser uma resposta ao tagarela.

Se você não estiver falando pelos cotovelos, o silêncio pode demonstrar tristeza e apatia. Talvez seja a hora de sair para comprar um sorvete, caminhar um pouco. Tente puxar algum papo em que a pessoa é “especialista”. Se mesmo assim o silêncio persistir, você tem duas escolhas: passar mais algum tempo em silêncio com ela ou se despedir. 

Olhar fixo

Linguagem corporal: O gif contém a rapper Nicki Minaj olhando fixamente para algo.

A pessoa está olhando fixamente para você, parece que está te “filmando”. O contato visual nos mamíferos significa: luta ou fuga. O olhar fixo também é um sinal que enviamos para dizer que nos sentimos atraídos eroticamente por outra pessoa. Neste caso, se você estiver na mesma vibe retribua com o mesmo sinal. Caso não esteja, comunique que está se sentindo desconfortável. Se você estiver olhando fixo e a pessoa retribuir com olhar cabisbaixo, braços cruzados, silêncio e pernas batendo repetidamente… o recado foi para você.

Falar gritando

O gif contém um homem andando no meio da multidão e falando em um megafone.

Na linguagem corporal, o volume da fala também é observado. Pessoas que falam gritando estão BASTANTE EMPOLGADAS. Perceba que tipo de assunto estão conversando, geralmente é um sinal de que a pessoa é afetada por ele. Tente descobrir se de maneira positiva ou negativa. 

Falar sussurrando

O gif contém duas mulheres conversando, enquanto uma delas está sussurrando algo.

Pessoas que falam muito baixinho podem ser tímidas e se sentirem inseguras. Vale uma tentativa para deixá-la mais à vontade. 

Pernas batendo

O gif contém dois pés apoiados no painel de um carro, o direito se mexendo muito.

A pessoa está sentada e com a perna direita batendo várias vezes por minuto. Isso significa que ela está entediada. Mude de assunto logo ou já era…

Cara de “reprovação”

Linguagem corporal: O gif contém uma mulher reagindo com desaprovação numa conversa.

Se a cada vez que você emite uma opinião sobre um tema do seu interesse a pessoa espreme o olhar e os lábios (aquela boca de pato) dando a entender que está reprovando você, ela está reprovando você. A reprovação geralmente vem acompanhada pela competição. É provável que ela esteja rivalizando com você.

Em alguns casos, é assim que as pessoas flertam, demonstrando um certo “desprezo”. Mas precisa ser acompanhado de sorrisos e olhares longos  para ser entendido como algo positivo. Se não, a pessoa está mostrando insatisfação porque você não está reconhecendo que ela é “a dona da rua”. 

Sorrisos, muitos sorrisos

Linguagem corporal: O gif contém um homem sorrindo bastante numa conversa.

Na linguagem corporal, os sorrisos são a expressão máxima de conforto e bem-estar. Se a pessoa está sorrindo ao seu lado e sorrindo com os olhos, você tirou a sorte grande. Continue assim. 

“Já vai?”

Linguagem corporal: O gif contém uma mulher e um homem conversando, enquanto a mulher tenta se livrar e ir embora.
“Legal, ok, eu deveria ir embora”

Se a pessoa parece toda hora que está “indo pra casa”, ela está desconfortável, mas não necessariamente com você. Ao invés de virar o corpo para você, ela vira para direita, cabeça para direita, tronco para direita, duas pernas para direita. Vale a pena perguntar se a pessoa tem outro compromisso, mas faça isso de maneira descontraída. Se neste momento você criticá-la por isso, ela realmente vai. 

Celular 

O gif contém um homem completamente fixado em seu celular enquanto duas garotas dão um beijo em sua bochecha.

Se a pessoa é viciada em celular, não importa muito se você é a melhor companhia ou não. Você precisa avaliar o quanto isso incomoda para você. Se incomoda muito (incomoda muito, sério), tente chamar a pessoa para fazer algo: jogar vôlei, andar de patins, correr, dançar. Praticar atividades é uma ótima maneira de ir contornando o vício no celular. E se você é o “viciado”, evite ao máximo mexer no celular, dê atenção à pessoa. 

Risadas

O gif contém a atriz Emilia Clarke dando risada de algo que foi dito.

Junto com os sorrisos as risadas são um ótimo indicativo de que a pessoa se sente à vontade com você. Mas rir não significa dizer que a pessoa quer levar o date para outros lugares. Neste caso, demonstre que você além de engraçado tem outras qualidades.

Olhos revirados 

Linguagem corporal: O gif contém uma mulher revirando os olhos como forma de 
desaprovação.

Suspiro longo e olhos revirados logo após a sua fala. Soou como uma crítica. Pessoas ao serem contrariadas costumam reagir olhando para cima e “bufando”. Segure a onda, deixe a pessoa falar um pouco. 

Toque

Linguagem corporal: o gif contém um casal de rapazes assistindo um filme e tocando um no outro.

O gesto mais íntimo é o toque. Se a pessoa toca no seu ombro, na sua mão, ela realmente está se sentindo à vontade na sua companhia e demonstra ser uma pessoa que não tem medo de se expressar. Pessoas extrovertidas abraçam mais e expressam mais afeto. Isso não significa que ela queira algo romântico com você. É preciso combinar com outros sinais como contato visual fixo e sorrisos. A melhor maneira de descobrir é imitá-la para ver onde é que isso vai dar… 

Este artigo foi elaborado pela equipe do Blog do Instituto Holos de Qualidade, onde você encontra outros temas relacionados a relacionamentos interpessoais e autoconhecimento.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *